Vivagreen

Blog

Dicas para um casamento sustentável

12 de junho, 2015

O casamento é um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa. Já considerou fazer o seu de forma sustentável, com aspectos que minimizem os impactos ambientais inerentes a esse tipo de ocasião?

Além de ajudar a natureza, você pode economizar uma boa quantia em dinheiro, absolutamente útil à lua de mel ou aos primeiros meses da união. Dê uma olhada nessas dicas:

1. O vestido

Vestidos de casamento são caros. Muito caros. Mas eles possuem real propósito durante um único dia. Porque não encontrar um designer de eco costura para fazê-lo? Ou mesmo um costureiro local, ávido por satisfazer os seus desejos com uma boa máquina, fita e agulhas?  Após usá-lo, considere doá-lo, ou vendê-lo. Além de ter o seu sonho realizado, pode ajudar a próxima noiva a satisfazer o dela. Quanto às damas de honra, deixe-as mais à vontade para escolher o modelo. Se quiser, estabeleça algumas regras. Com certeza elas vão querer usá-los novamente, ou poderão ter a sua mesma atitude consciente e doá-los.

2. As joias

Os diamantes são realmente o melhor amigo de uma mulher? Enquanto há pessoas sendo escravizadas e torturadas para recolhê-los, a resposta é não. Você pode encontrar modelos de anéis com outras belas pedras e feitos a partir de metais reciclados. Talvez um artesão local possa até criar um design que reflita o seu estilo pessoal ou uma loja de antiguidades forneça um tesouro há muito esquecido, à espera de ser dado a uma nova vida. Melhor ainda, verifique se há alguma relíquia familiar que possa adornar o seu dedo, pescoço ou braço.

3. A decoração

A decoração é definitivamente um projeto do qual a noiva se concentra com afinco. Que tal escolher materiais que não tenham sido produzidos com produtos tóxicos, ou mesmo os que sejam fáceis de reciclar?

4. A comida

Um fornecedor especializado em comida orgânica não é algo difícil de achar nos dias de hoje. Números do Idec – Instituto de Defesa do Consumidor apontam que optar por uma feira orgânica pode representar uma economia de mais de 400%. Além de tudo, você ainda incentiva o comércio local com essa prática. Falando nisso, aproveite e veja aqui dicas de como construir sua própria horta na casa nova.

5. A festa

Mesmo os recicladores mais ávidos tendem a esquecer os seus bons hábitos em eventos. De repente, torna-se aceitável usar uma pilha de copos descartáveis, pratos, guardanapos e talheres e, em seguida, atirá-los no lixo. Certifique-se de minimizar a pegada de carbono do seu casamento eliminando itens descartáveis por completo e fornecendo abundantes recipientes para reciclagem de garrafas e latas. Antes de contratar os fornecedores, pergunte a eles de que forma agem para minimizar seus impactos. Se isso não é uma prioridade para eles, você pode encontrar alguém cujos valores estejam alinhados com os seus.

6. As lembrancinhas

Não desperdice o seu dinheiro em uma porção de objetos que serão, inevitavelmente, jogados fora por boa parte dos seus convidados. O velho doce bem casado, embrulhado em uma charmosa embalagem reciclável ou uma lista de reprodução das músicas preferidas do casal (com link para download ao invés de fornecer a mídia) são alternativas conscientes. Criar seus próprios comestíveis, como mini biscoitos ou pão, também são escolhas sábias. Além, é claro, de poder forncecer mudas de árvores aos convidados.

E, acima de tudo, seja feliz na saúde e na doença, na riqueza ou na pobreza.

Via Eco Guia – ecoguia.net

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts