Blog

As cidades inteligentes têm soluções para o meio ambiente e para as pessoas

Por outubro 8, 2015 Sem comentários
tumblr_inline_nph1hnibZb1t00dcx_500

*Por Gilberto Peralta, presidente e CEO da GE do Brasil

As cidades estão muito mais tecnológicas e podem ficar ainda mais. A indústria está trabalhando para criar novas soluções para que os centros urbanos se tornem mais eficientes, seguros e sustentáveis. A regra, acima de tudo, é usar recursos como água e energia (cada vez mais escassos) e o tempo das pessoas da forma mais inteligente possível. Até porque, em um mundo com mais gente e mais demandas, não há espaço para perdas, desperdícios ou equívocos.

Por isso, quando falamos em cidades inteligentes estamos indo além do conceito de futuro que tínhamos há alguns anos. Muito mais que as cidades tecnológicas mostradas em filmes como “De volta para o Futuro”, ou até mesmo no desenho “Os Jetsons”, onde parecia ser tecnologia por tecnologia, vemos hoje uma oportunidade real de apresentar soluções para que as cidades se tornem inteligentes. Isso é um ganho enorme.

Na GE, entedemos este cenário e oferecemos soluções, e não apenas produtos. Preocupações ambientais, econômicas e de bem-estar social são essenciais para darmos grandes viradas na forma como pensamos ou nos caminhos que até então dávamos como corretos. Trabalhamos para ajudar as cidades resolverem os seus maiores desafios.

Ao trocar lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, por exemplo, obtemos economia, segurança e redução no impacto ambiental. Um dado muito interessante é que se trocássemos todas as lâmpadas existentes no Brasil hoje – sejam fluorescentes, ou incandescentes – por lâmpadas LED, conseguiríamos economizar 3,9% da energia gerada no País. É muita energia, principalmente levando em conta que o Brasil tem em torno de 136 milhões de kW de potência instalada!

image

Com tecnologia podemos ir além nas vantagens e na otimização de sistemas. Existe um conceito, que está mudando a forma como fabricamos soluções na GE, chamado Internet Industrial, que conecta de maneira inteligente análise de dados, pessoas e máquinas. Pensando desta forma, o sistema de iluminação urbana com lâmpadas LED pode ser a porta de entrada para cidades mais conectadas e melhores para se viver.

Ao integrar postes de luz (e os dados que cada poste obtém a partir de sensores) à internet, a GE está trabalhando para que cidades no mundo ganhem informações preciosas sobre o tráfego de pedestres e veículos ao longo de ruas e estradas. Com isso, o planejamento para a cidade é outro. Economizamos energia, melhoramos os fluxos das cidades e ganhamos tempo, tudo de uma só vez!

image

Para a questão da água, a solução passa por investimentos em soluções de reaproveitamento. Hoje, menos de 0,1% da água produzida no País é de reuso, enquanto que em Cingapura, exemplo global nesta área, 30% da água é reciclada. No Japão, as indústrias só utilizam água de reuso e em Tóquio, a legislação obriga os prédios maiores a contarem com um sistema de tratamento e reuso de água.

No Brasil, estamos avançando: temos uma solução para a água de reuso que combina reator biológico com membranas de ultrafiltração. A água sai de lá quase 100% pura, pois ele não permite a passagem de bactérias, parasitas e outros microorganismos presentes nos esgotos. Em uma parceria com a Sanasa, em Campinas (SP), conseguimos obter o reuso de 182 litros de água por segundo, bem como a redução do consumo de água potável, a preservação dos mananciais da região e uma sensível economia estimada em US$ 64 mil por mês.

image

É por essa e por outras que eu digo que as soluções inteligentes são o futuro.Levando em conta preocupações ambientais, econômicas e de bem-estar social, as cidades têm tudo para ficarem muito melhores do que aquilo que um dia pudemos imaginar.

GE Reports Brasil

Deixe uma resposta