aprenda-fazer-um-ar-condicionado-caseiro-com-garrafas-de-plastico-title

Em vários lugares do mundo, a população sofre com altas temperaturas. No Brasil, somos castigados a cada verão que chega.

Em Bangladesh, onde muitas pessoas não têm condições para comprar um ar condicionado, foi desenvolvido um sistema de refrigeração inteligente que não consome energia elétrica.

Ashis Paul, desenvolvedor do Eco Cooler, criou este sistema a partir de simples materiais que são descartados diariamente no lixo: garrafas de plástico vazias e papelão.

Foi considerado o primeiro ar condicionado livre de eletricidade do mundo. E o melhor é que qualquer pessoa pode construir seu próprio Eco Cooler de forma muito simples.

aprenda-fazer-um-ar-condicionado-caseiro-com-garrafas-de-plastico-1

 

COMO FAZER
O método de construção é bem prático: uma placa de papelão firme é cortada em tamanho que encaixe na janela de sua casa e, então, são feitos furos circulares para colocar as garrafas de plástico de 2 litros.

Estas garrafas vazias são partidas ao meio.

Aproveita-se a metade da boca, em forma de funil, de cada garrafa.

Estes funis devem ser instalados na placa, como ilustra a figura acima.

Feito isso, basta apenas instalar a placa em sua janela e aproveitar as melhorias no ar.

O princípio de funcionamento desta engenhoca é bem básico: o ar quente externo esfria ao se comprimir e adentra a casa em temperatura mais agradável.

aprenda-fazer-um-ar-condicionado-caseiro-com-garrafas-de-plastico-2

O sistema consegue redução de temperatura ambiente em até 5ºC, dependendo de alguns fatores, o que chega muito próximo do desempenho dos aparelhos elétricos convencionais. 

Saiba mais no vídeo abaixo!

Fotos: Eco Cooler

The Greenest Post

 

 

Deixe uma resposta