Vivagreen

Blog

Airpod: o carro movido a ar

17 de agosto, 2014

Uma montadora indiana pretende lançar no mercado o Airpod. O carro com vocação urbana tem espaço para dois ocupantes e traz como grande inovação a propulsão através de ar comprimido. Com velocidade máxima de 70 km/h, o Airpod da Tata Motors é mais uma opção para quem pretende investir, num futuro próximo, em um carro que não emita poluentes.

airpod1

O funcionamento do Airpod é bem simples. O carro se move a partir da energia gerada por um motor, que usa ar atmosférico armazenado sob pressão em um tanque de 175 litros. O ar, depois de empurrar o carro, é liberado normalmente na atmosfera. Para recarregar o tanque há a opção de coletar o gás enquanto o carro se move: ele é comprimido por um pequeno motor elétrico.

Embora tenha a possibilidade de se recarregar sozinho, o Airpod tem uma autonomia baixa. Com um tanque de ar cheio, estima-se que o motorista possa percorrer uma distância máxima de 209 quilômetros. Isso acontece porque o motor elétrico, responsável por comprimir ar, não tem fôlego suficiente para realimentar o sistema sozinho. E, ainda que tivesse, ele depende de energia nas baterias para funcionar – que são, em parte, recarregadas pela energia cinética das freadas.

Para reabastecer o automóvel, é preciso colocar ar pressurizado no tanque. De acordo com a Tata Motors, será necessário que o motorista se dirija a postos específicos para isso. A empresa não mencionou a possibilidade de que o abastecimento possa ser realizado com compressores de ar comuns – presentes em praticamente qualquer posto de gasolina.

Via TechTudo

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts