Vivagreen

Blog

99% de todo o lixo da Suécia é reciclado

27 de dezembro, 2015

Você se lembra da marcante cena do filme “De Volta para o Futuro” em que o personagem Doc Brown utiliza lixo para servir de combustível para o icônico DeLorean?

Trata-se de um conceito muito interessante capaz de resolver dois problemas de uma vez, garantindo geração de energia e a eliminação de todos os materiais que geralmente são jogados em aterros e só prejudicam o meio ambiente.

A humanidade ainda não conseguiu chegar no exato ponto do que é exibido na ficção de Robert Zemeckis, mas é muito provável que em poucos anos sejam implementadas novas formas de reciclagem. E, se depender da Suécia, isso não vai demorar muito a acontecer.

Através de diversos investimentos em formas de geração de energia alternativas, o país escandinavo já consegue reutilizar 99% de todo o lixo produzido no território nacional.

Usinas WTE

Um dos fatores que contribuíram para que esse número aumentasse consideravelmente foi a implementação de usinas WTE (Waste-To-Energy), que possibilita a geração de energia através dos gases emitidos durante o processo de queima de uma grande quantidade de resíduos que geralmente seriam descartados.

Além de aproveitar praticamente quase todo o detrito produzido por seus residentes, os suecos realizam a importação de lixo vindo de países próximos, como Reino Unido, Itália, Noruega e Irlanda. No total, a Suécia possui 32 usinas WTE para lidar com essa grande quantidade de resíduos. O vídeo a seguir (em inglês) mostra algumas usinas em funcionamento e a explicação dos principais responsáveis por este tipo de programa ambiental:

IMAGEN(S)

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts