ct-warka-water-900

Os arquitetos italianos Arturo Vittori e Andreas Vogler do estúdio Architecture and Vision desenvolveram uma inovadora torre coletora de água contida no orvalho. O projeto é voltado a populações rurais de países pobres, onde o abastecimento de água potável é problemático. Intitulado de Warka Water, a torre coleta as gotículas de orvalho e as deposita num recipiente.

Imagem mostrando o processo manual de construção da torre Warka Water.

Imagem mostrando o processo manual de construção da torre Warka Water (Internet)

Trata-se de uma torre de 10m de altura, que pesa apenas 60 kg e pode suprir cerca de 100 litros de água/dia. A torre é construída manualmente com materiais baratos existentes na natureza ou reciclados. Sua estrutura é feita principalmente em juncos ou bambu, e tem um revestimento interno de plástico reciclado (rede) no qual as gotículas de orvalho se depositam e escorrem para um recipiente de coleta.

A torre Warka Water.

A torre Warka Water (Internet)

Essa simples invenção já está sendo utilizada na Etiópia, trazendo benefícios à população. Na Etiópia, as mulheres e crianças andam quilometros para obter água.

A umidade condensada transformada em água pura.

A umidade condensada transformada em água pura (Internet)

A Warka custa aproximadamente US$ 500 e pode ser construída em menos de uma semana com uma equipa de quatro pessoas e materiais existentes localmente.

 Fonte: Epoch Times

2 comentários

Deixe uma resposta