sistema-lucidpipe964

Com conceito simples, sistema projetado e implementado pela empresa americana, LucidEnergy, faz com que as águas que fluem pelos canos girem as turbinas de geração de energia.  O projeto foi desenvolvido e testado, e permite uma instalação sem grandes alterações na pressão de água, o que comprometeria o abastecimento hídrico do sistema.

sistema-usa-consumo-de-agua-em-energia

A genialidade do LucidPipe, como é chamado, torna possível instalar em série, sem depender de uma área onde há variação alta de pressão. Essa disposição diminui o desgaste individual de cada turbina e aumenta a vida útil do sistema. Outro diferencial é que o equipamento funciona em canos de 24 a 96 polegadas, enquanto a maioria dos outros sistemas hidrodinâmicos para encanamentos são para diâmetros menores. A instalação é feita da forma mais simples possível, uma seção do cano já existente é substituída por uma de LucidPine.

sistema-Lucid-Pipe

lucidenergy-1

A cidade Portland, nos EUA, já utiliza esse sistema, com sucesso. Mas, a empresa quer expandir o uso para companhias que usam grandes quantidades de água e para a indústria agrícola.

Imagens: Arquitetura sustentável e Wonderful engineering
Via  Arquitetura sustentável e Wonderful engineering

Um comentário

Deixe uma resposta