Água

Esse aparelhinho futurista vai fazer você economizar água de verdade

Por setembro 25, 2015 Sem comentários
oasys

Diversas regiões do Brasil vêm experimentando as agruras da seca, uma das mais duras de nossa História. Está faltando água e, incompetência das autoridades ou falta de chuva à parte, o que dá para ser feito agora é uma coisa só: economizar.

A questão é que, em geral, a relação que mantemos com nosso consumo é limitada a um papelzinho que chega no começo de cada mês nos cobrando um preço vinculado ao consumo. Tirando a conta, não temos a menor condição de monitorar nosso consumo dia após dia, quanto mais de hora em hora. Pensando nisso, designers de Barcelona criaram o Ôasys.

A ideia do simpático aparelhinho é que você o coloque na parede da sua casa, de preferência em um local visível e que sirva como passagem de todos os moradores da casa, como a cozinha ou a sala. Com uma interface bem simples, o Ôasys informa quanto de água foi gasto na última semana, mostra a evolução do consumo e apresenta desafios para a família – um dos trunfos do dispositivo é transformar a economia de água em uma espécie de jogo entre as pessoas que moram sob o mesmo teto, tanto que a quantidade de água não é medida em litros ou cifrões, mas sim por meio de um número tirado de uma escala particular do Ôasys, tornando a disputa mais palpável.

Em caso de vazamento e uso excessivo o aparelho alerta o usuário, deixando-o a par de outras informações, como o nível do reservatório doméstico, a previsão do tempo para os próximos dias e se a água está sendo usada naquele momento em um banho ou para lavar roupas. De acordo com os designers do Ôasys, com o passar do tempo o sistema vai entendendo o consumo de água da casa e adapta suas análises com base nisso. O aparelho com os pixels verdes pode ficar em qualquer lugar, mas é preciso colocar o sensor na parte externa do duto principal da residência – a transmissão das informações do sensor para o console é feita sem a necessidade de fios.

Os criadores do Ôasys não quiseram que ele se tornasse um aplicativo, com receio de que uma notificação a mais no smartphone do usuário não fosse tão efetiva quanto um relógio de parede com luz verde neon em cima de sua geladeira. Verde, aliás, não é a única cor possível. Atualmente o projeto está no site de financiamento coletivo Kickstarter e dependendo da quantidade de dinheiro arrecadado as cores branca, preta, azul e vermelha também estarão disponíveis.

Via Fast CoExist