Água

Empresa cria filtro de fácil instalação para reaproveitar água da chuva

Por setembro 27, 2015 Sem comentários
sistema_pelicano

Foto: o sistema Pelicano está instalado rente ao muro, ocupando pouquíssimo espaço

Você sabe quantos litros de água escorrem pelos telhados da sua casa por ano? Já parou para pensar em reaproveitar essa água, diminuir o gasto com a conta e ainda ajudar o meio ambiente?

É o que propõe um coletor chamado Pelicano, desenvolvido para facilitar essa tarefa e incentivar ainda mais pessoas a adotar essa prática.

O diferencial do sistema é que um filtro autolimpante retém a sujeira sólida, como folhas e insetos, com a mínima necessidade da ação humana. Para instalar, não é necessário nenhum tipo de obra, basta um ponto de coleta como uma calha e pronto, o aparelho toma conta da situação.

Com um sistema modular e 20 cm de espessura, o equipamento ainda pode ser instalado sobre pavimentos, rente a muros, jardins laterais e locais subutilizados de casas e empresas. A água coletada sai do aparelho limpa e pode ser utilizada na limpeza de pisos e calçadas, irrigação de jardins e lavagem de carros, atividades que representam 50% do consumo de água nas cidades.

Por se apresentar como uma solução sustentável, o sistema Pelicano foi um dos 19 selecionados pelo programa Braskem Labs, que incentiva empreendedores com ideias inovadoras de impacto socioambiental.

Catraca Livre