chuveiro-inteligente1

Chuveiro deve chegar ao mercado norte-americano ainda este ano

O protótipo conta com sistema de sensor que retém o desperdício de água sem alterar o controle de temperatura ou comprometer a qualidade do banho.

Poucos momentos em uma rotina comum se comparam ao conforto e nível de relaxamento que uma simples ducha bem quentinha pode oferecer a uma pessoa. Principalmente no Brasil, onde culturalmente mantém-se o hábito de tomar de dois a três banhos por dia. Entretanto, os banhos, assim como muitos outros costumes que precisam ser reeducados, são responsáveis pelo consumo – e até desperdício – de água muito grande.

Longe de ser uma questão de responsabilidade nacional, o norte-americano Evan Schneider apresentou uma nova solução sustentável que tem tudo para deixar os minutos de um banho prazeroso “ecologicamente corretos”. Trata-se da criação do OaSense, um chuveiro inteligente que funciona com um sistema de economia de água muito eficiente.

De acordo com o seu desenvolvedor, o protótipo só libera a água quando o banhista se posiciona com a cabeça abaixo do chuveiro, fazendo este reconhecimento através de um sistema sensorial extremamente funcional. Desta forma, a ducha pode ser pausada para momentos em que o consumidor estiver se ensaboando ou usando o vaso sanitário, sem comprometer o conforto do banho. O sistema funciona de modo semelhante aos secadores, tradicionalmente encontrados em banheiros públicos e/ou coletivos.

A iniciativa foi criada com o objetivo de reduzir o volume de água consumido por banho, visto que, em média, 10 litros de água são necessários para abastecer apenas um minuto de ducha, por exemplo. O projeto está em fase de arrecadação de investimentos (via crowdfunding no site Kickstarter) para que o OaSense possa ser fabricado em larga escala por seus criadores.

O chuveiro inteligente já conta com 15 versões diferentes do protótipo, disponíveis em cinco cores (branco, azul, preto, verde e vermelho), e tem projeção estimada para chegada ao mercado norte-americano ainda para este ano. Segundo Schneider, o valor de aquisição do OaSense é de 175 dólares, mas que pode receber o desconto de até 40 dólares nesses próximos meses. O equipamento é abastecido por quatro pilhas com estimativa de vida de até um ano.

Acompanhe o vídeo institucional do Oasense:

Deixe uma resposta