13062327_1090844210957341_991339994721519829_n

Com a aplicação de técnicas conhecidas no mundo da permacultura, o educador e especialista em saneamento ecológico, Samuel Autran Dourado, participou, neste último mês, no norte da Uganda, da elaboração de um projeto de grande impacto socioambiental para a comunidade de Papoga, localizada na África Oriental.

De acordo com o pesquisador do programa de doutorado em Educação Ambiental (PPGEA FURG), nos últimos 5 anos uma organização não-governamental intitulada International Medical Outreach (imoutreach.org) vem trabalhando no controle e prevenção de inúmeras doenças infecciosas incluindo malária, AIDS, tuberculose, pneumonia e doenças gastrointestinais.

Algumas estratégias como a provisão de medicamentos, refeições, calçados, vestimenta e higiene pessoal foram implementadas neste período. No entanto, relativamente pouco foi o impacto na prevalência destas enfermidades. Daí a ascensão do saneamento como medida crucial.

Foto: Samuel Souza

Todo resíduo produzido nos banheiros serão levados para um processo de compostagem que resultará em adubo orgânico. Segundo os estudos locais a comunidade poderá utilizar o adubo para agricultura de subsistência como mandioca, café, banana e feijão. “De um problema a gente constrói a solução, pois por onde andar o ser humano vai constar a fonte de adubo”, afirma.“Na primeira etapa, realizada neste mês de abril de 2016, priorizamos converter as péssimas latrinas de fossa, utilizadas pelos professores em cinco escolas do vilarejo, em banheiros do tipo seco-compostável. A ideia é sensibilizar e instrumentalizar os educadores para que numa etapa seguinte os mesmos contribuam na conversão dos banheiros utilizados pelas crianças na escola e depois os domicílios.”

Além de sua experiência em Uganda, Samuel, que é coordenador de treinamento e pesquisa global em ecosaneamento da ONG GiveLove (www.givelove.org), vem desenvolvendo projetos na Nicarágua, Índia e Etiópia.

Esse trabalho de saneamento descentralizado com a participação de comunidades será apresentado pelo pesquisador na semana do meio ambiente, durante o Congresso Nacional Online de Sustentabilidade Integrada  – o Conaintegra. O evento  acontece de 30 de maio a 05 de junho, encerrando no dia mundial do meio ambiente. Para participar do congresso, acesse www.conaintegra.com.br

Confira o vídeo do projeto em Uganda:

Caminhos da Sustentabilidade

 

Deixe uma resposta